EstA? pensando em fazer um aplicativo mobile para sua marca focado apenas em vendas? EsqueAi??a!

Aplicativo de vendas nA?o funciona na maioria das vezes. Diversas empresas estA?o tentando criar aplicaAi??Ai??es mobile que sA?o meramente e-commerces. Posso afirmar com toda a certeza que a melhor opAi??A?o para vocA? Ai?? criar um site adaptado Ai?? versA?o mobile, e nA?o um aplicativo em si.

Por quA??
O mundo de hoje estA? extremamente rA?pido e avanAi??ado. Ai?? normal pessoas das mais variadas classes e idades possuAi??rem um celular. Assim como tambAi??m Ai?? natural sua mA?e, talvez com mais de 60 anos, dizer que viu sua foto no “Face” ou baixou um aplicativo para incrementar as receitas em casa.

Isso tudo faz, de certa forma, com que o celular seja uma parte importante da vida de todos. NinguAi??m anda sem ele, ninguAi??m dorme sem o aparelho do lado. Estudos mostram que uma pessoa olha seu celular 150 vezes ao dia, gerencia uma empresa com ele e atAi?? monitora sua casa por meio do dispositivo. O celular se tornou uma extensA?o de nosso cAi??rebro que estA? em constante conexA?o com o resto do mundo.

Presente em tantas situaAi??Ai??es de nosso dia a dia, o celular acabou gerando um vAi??nculo emocional com seus donos. A maioria das pessoas detesta que outras fiquem bisbilhotando o seu aparelho e hA? um motivo para isso. O celular Ai?? o objeto material mais prA?ximo de nossa intimidade, uma espAi??cie de confidente material.

cta-meio2

Seu celular sabe de tudo o que acontece na sua vida pessoal pelas conversas do Facebook, Whatsapp, posts do Instagram e seus vAi??deos do Snapchat. Seu celular pode dizer ao mundo se vocA? estA? carente, sem dinheiro ou triste. Ele conhece bem suas vulnerabilidades.

E por que vocA? fornece essas informaAi??Ai??es?
Esses dados estA?o dentro de aplicativos que, por consequA?ncia, trocam serviAi??os por informaAi??Ai??es suas. Geram valor Ai?? sua vida.

VocA? envia uma mensagem no Whatsapp porque precisa de uma resposta.
VocA? posta uma foto no Instagram porque quer ter feedbacks sobre seu dia.
VocA? instala o Waze para saber como estA? o trA?nsito.

E, em troca disso, fornece informaAi??Ai??es preciosas aos aplicativos. Ou seja, para entrar no celular de uma pessoa, um aplicativo deverA? dar a ela muito em troca. O dashboard de aplicaAi??Ai??es, figurativamente, tem inAi??cio com a prA?pria pessoa. Ai?? parte de quem ela Ai??.

Se quer se tornar confidente de alguAi??m, vocA? vira amigo dele. Mas vocA? incluiria um vendedor de uma loja de que gosta no seu dia a dia? Contaria seus maiores segredos a ele? Pois saiba: um aplicativo Ai?? um dos maiores confidentes de uma pessoa.

Um aplicativo exclusivo de venda nA?o entra na vida de alguAi??m e fica. Talvez a pessoa farA? o download e instalarA? apenas por curiosidade, mas Ai?? quase certo que irA? deletA?-lo assim que tiver chance. Aquele espaAi??o da vida dela jA? ocupa muito tempo e colocar um “vendedor” enviando notificaAi??Ai??es push para fazer compras Ai?? inA?til. Ela vai querer mandar o vendedor embora.

EntA?o o que devo fazer por minha marca?
O aplicativo nA?o Ai?? responsA?vel por fazer o gol, ele sA? dA? o passe para que o goleador coloque a bola para dentro. VocA? deve criar mecanismos de geraAi??A?o de valor para as pessoas. Criar serviAi??os que agreguem Ai?? vida dela e assim faAi??am com que vocA? se torne Ai??ntimo dela. Para isso, basta confianAi??a. E toda confianAi??a Ai?? quebrada a partir de uma tentativa de tirar lucro da pessoa.

OfereAi??a e nA?o peAi??a em troca.
Depois disso, vocA? nA?o terA? dificuldade em fazer amigos e tornA?-los seu confidente. Exponha sua marca pela sua causa e nA?o pelo lucro. E talvez o usuA?rio saiba, por vontade prA?pria, quem poderA? lhe ajudar na hora da compra de um produto.

Se sua marca Ai?? ligada Ai?? causa Esporte, o seu usuA?rio saberA? a quem perguntar onde comprar o melhor tA?nis se vocA? fez um aplicativo para ajudA?-lo a jogar.

Se a causa da sua marca Ai?? qualidade de vida, Ai?? possAi??vel que ele saberA? a quem perguntar como emagrecer.

Com isso sua marca ganharA? autoridade.

Vamos dar um exemplo
A Nike criou um aplicativo para auxiliar os corredores a ter mais dados sobre suas atividades desportivas.

Se vocA? utiliza esse app, que por sinal Ai?? muito bom, vocA? irA? melhorar sua performance de corrida.

Ou seja, veja quanto a Nike estA? abastecendo vocA? de informaAi??Ai??es importantes sobre seu treino. Ela conseguiu ativar trA?s gatilhos de venda no seu usuA?rio: Autoridade, ConfianAi??a e Reciprocidade.

Na hora em que precisar comprar um tA?nis para corrida, que marca vocA? acha que vai comprar? Em qual irA? confiar? Pois Ai??. No entanto, essa compra nA?o serA? via app, mas on-line ou em loja fAi??sica.

Entendeu o motivo de criar aplicaAi??Ai??es que de fato apresentem um propA?sito e resolvam um problema? Avalie a causa de sua empresa e pense numa ideia que seu cliente irA? utilizar em seu aplicativo para auxiliA?-lo em alguma dificuldade ou necessidade.

cta-final2

Comentários