Muitas pessoas dizem que o smartphone e seus aplicativos são um vício, um mecanismo de fuga, uma forma de alienação. E para alguns talvez seja. Mas, como tudo na vida, deve ser usado com moderação ou você vai acabar se viciando.

No momento em que passamos horas a fio no Facebook ou no Instagram sem exercitar o cérebro, estamos abrindo uma brecha para esse vício. E este artigo é justamente uma reflexão sobre o outro lado da moeda.

A revolução do internet banking

Antes

Se você tem mais de 25 anos, sabe o que era enfrentar as filas de banco quando o internet banking não existia ou era extremamente precário. Se tivesse contas atrasadas para pagar, requisição de empréstimos ou qualquer outro assunto para resolver no banco, você saía do seu trabalho às 9 horas, avisando que só voltava na hora do almoço.
Filas enormes, stress, etc.

E hoje?

Atualmente posso dizer que não pego uma fila de banco há mais de três anos. A revolução dos aplicativos bancários tornou essa função mais acessível e, esteja onde estiver, você pode se sentir livre. Livre para viajar para onde tiver vontade e, se houver algum problema, resolvê-lo com um clique.

cta-meio4

Waze

Uri Levine, fundador do Waze, mostrou que a partir de um aplicativo você consegue distribuir melhor a quantidade de veículos por rodovias alternativas, diminuindo o tráfego e com isso otimizando seu tempo.

Em vez de estar preso no trânsito, você chega aonde quer de forma mais efetiva.

E o futuro?

Com a evolução dos gadgets aplicando conceitos de machine learning e inteligência artificial, estaremos cada vez mais próximos de nos libertar do mundo burocrático.

Imagine que seu celular será um sistema operacional que saberá suas necessidades, sua condição financeira, seus direitos e obrigações. Conhecerá você e suas tarefas melhor que você mesmo.

Então imagine que você não precisará mais fazer o imposto de renda, porque seu sistema operacional saberá exatamente onde captar as informações para isso. Ou mesmo as compras, afinal, interagindo com a geladeira, suas necessidades nutricionais serão conhecidas, assim como a quantidade de vezes que você faz esporte por dia e o orçamento liberado para os gastos. O sistema então terá capacidade de enviar à sua casa o que for de sua conveniência.

Seu tempo será cada vez mais livre para fazer suas atividades prediletas, ou seja, viver sua vida como você sempre quis.

Você poderá optar pelo que deseja fazer.

Já pensou?

E agora? Você acha que este mundo está trazendo prisão ou liberdade?

cta-final4

Comentários