VocA? Ai?? dono de empresa? Gerente de A?rea? Ou colaborador que gostaria de reportar todas suas aAi??Ai??es ao chefe em real-time, para que nA?o haja dA?vidas quanto ao seu empenho?

No mundo de hoje diversas empresas estA?o adotando apps mobile para controle de processos internos, desde comunicaAi??A?o entre funcionA?rios atAi?? registro de ordens de serviAi??os. Um exemplo sA?o as empresas que fazem instalaAi??A?o de TV a cabo, como o caso da NET, que utiliza um aplicativo para monitorar a jornada dos seus funcionA?rios externos.

Como comeAi??ar: avaliando seu processo.

Nem todas as empresas estA?o preparadas para ter um aplicativo, pois nA?o apresentam seus processos bem definidos ainda. O aplicativo serve para facilitar a execuAi??A?o dos processos e fornecer interfaces de monitoramento deles a todo momento, em todos os lugares, aos seu responsA?veis.

Se sua empresa nA?o tem os processos comerciais, a produAi??A?o e o marketing bem definidos, defina-os primeiro. VocA? saberA? se sua empresa estA? preparada para desenvolver um aplicativo para aprimorar seu processo se pensar da seguinte maneira: Imagine que vocA? tenha que abrir 5 mil filiais em outros lugares do mundo. Todas operariam por conta prA?pria? Se a resposta for ai???simai???, parta para a prA?xima etapa.

Descrevendo seu processo
Depois de avaliar seu processo de uma forma ampla, descreva-o. Cada empresa possui setores especAi??ficos na produAi??A?o, no comercial, marketing, financeiro e RH. Comece a sistematizar sua empresa com aplicaAi??Ai??es mobile pelo processo mais importante e depois passe a incrementA?-lo com funcionalidades mais triviais, com objetivo de tornA?-lo mais completo.

cta-meio3

Para fins pedagA?gicos, irei ilustrar a questA?o com uma empresa pequena: a pizzaria delivery do JoA?o.

Qual o processo mais importante?
Se tivAi??ssemos que avaliar qual o processo mais relevante da pizzaria do JoA?o, seria correto eleger a entrega da pizza. NA?o seria o RH para contrataAi??A?o de motoboys ou a criaAi??A?o de folders para promoAi??A?o. SA?o tambAi??m processos da empresa, mas, para comeAi??ar, vamos focar no principal: a entrega.

Processo de entrega da forma tradicional.
1. O cliente pega o telefone e liga para a pizzaria.
2. O vendedor atende e completa o pedido em 15 minutos, depois de explicar todo o cardA?pio Ai?? pessoa.
O vendedor vai atAi?? a cozinha e entrega o pedido ao pizzaiolo.
O pizzaiolo monta a pizza e a coloca no forno.
Com a pizza pronta, o pizzaiolo passa Ai??s mA?os do motoboy para a entrega.
O motoboy vai atAi?? o consumidor e entrega a pizza.
O consumidor paga ao motoboy na mA?quina de cartA?o ou com dinheiro.
O motoboy volta Ai?? pizzaria.

A partir de uma anA?lise bem superficial desse processo, algumas soluAi??Ai??es mA?veis podem ser implementadas para melhorar a pizzaria do JoA?o.

Processo de forma automatizada, utilizando tecnologia mobile.
O cliente faz o pedido e o pagamento em 2 cliques pelo app de delivery da pizzaria ou pela versA?o mobile do site da empresa.
O pedido chega na lista de pedidos do tablet do pizzaiolo e este coloca a pizza no forno.
Por um cA?lculo da rota dos endereAi??os, o aplicativo informa que estA? na hora de chamar o motoboy para entregar as pizzas prontas.
O motoboy busca a pizza com o pizzaiolo e verifica qual a ordem de entrega em seu app de entrega.
O pizzaiolo entrega as pizzas em tempo hA?bil, mantendo-as quentes por ter feito a melhor rota de entrega e pelo pagamento ter sido efetuado anteriormente.

O que a pizzaria ganhou com isso?

Escala
Com o tempo otimizado, a automatizaAi??A?o de processos e a agilidade no atendimento, a pizzaria conseguiu deixar a produAi??A?o muito mais dinA?mica. E, se precisar colocar outros pizzaiolos para cozinhar mais tempo, ela conseguiria pela organizaAi??A?o no fluxo de pedidos.

Qualidade
Pizza quentinha, sem atraso e sem perda de tempo ao telefone. VocA? ganha qualidade no seu produto, no atendimento, e torna a experiA?ncia do seu cliente muito mais proveitosa.

InovaAi??A?o
Como disse Peter Thiel, fundador do PayPal: ai???VocA? sA? terA? concorrA?ncia se estiver fazendo o mesmo que todo mundoai???. A inovaAi??A?o transforma vocA? em um Game Changer. Um destaque.

Este foi um exemplo micro de como uma soluAi??A?o mobile pode tornar seu processo mais produtivo, lucrativo e otimizado para seu benefAi??cio, do seu cliente e dos seus colaboradores. Se vocA? tem uma empresa multinacional, faAi??a por etapas. Processo por processo, vA? implementando os melhores para, num futuro prA?ximo, sua empresa ser uma mA?quina de produtividade.

Agora dA? o primeiro passo e chame um consultor mobile para analisar seu processo e sugerir uma melhoria na sua empresa.

cta-final3

Comentários