Você é dono de empresa? Gerente de área? Ou colaborador que gostaria de reportar todas suas ações ao chefe em real-time, para que não haja dúvidas quanto ao seu empenho?

No mundo de hoje diversas empresas estão adotando apps mobile para controle de processos internos, desde comunicação entre funcionários até registro de ordens de serviços. Um exemplo são as empresas que fazem instalação de TV a cabo, como o caso da NET, que utiliza um aplicativo para monitorar a jornada dos seus funcionários externos.

Como começar: avaliando seu processo.

Nem todas as empresas estão preparadas para ter um aplicativo, pois não apresentam seus processos bem definidos ainda. O aplicativo serve para facilitar a execução dos processos e fornecer interfaces de monitoramento deles a todo momento, em todos os lugares, aos seu responsáveis.

Se sua empresa não tem os processos comerciais, a produção e o marketing bem definidos, defina-os primeiro. Você saberá se sua empresa está preparada para desenvolver um aplicativo para aprimorar seu processo se pensar da seguinte maneira: Imagine que você tenha que abrir 5 mil filiais em outros lugares do mundo. Todas operariam por conta própria? Se a resposta for “sim”, parta para a próxima etapa.

Descrevendo seu processo
Depois de avaliar seu processo de uma forma ampla, descreva-o. Cada empresa possui setores específicos na produção, no comercial, marketing, financeiro e RH. Comece a sistematizar sua empresa com aplicações mobile pelo processo mais importante e depois passe a incrementá-lo com funcionalidades mais triviais, com objetivo de torná-lo mais completo.

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Para fins pedagógicos, irei ilustrar a questão com uma empresa pequena: a pizzaria delivery do João.

Qual o processo mais importante?
Se tivéssemos que avaliar qual o processo mais relevante da pizzaria do João, seria correto eleger a entrega da pizza. Não seria o RH para contratação de motoboys ou a criação de folders para promoção. São também processos da empresa, mas, para começar, vamos focar no principal: a entrega.

Processo de entrega da forma tradicional.
1. O cliente pega o telefone e liga para a pizzaria.
2. O vendedor atende e completa o pedido em 15 minutos, depois de explicar todo o cardápio à pessoa.
O vendedor vai até a cozinha e entrega o pedido ao pizzaiolo.
O pizzaiolo monta a pizza e a coloca no forno.
Com a pizza pronta, o pizzaiolo passa às mãos do motoboy para a entrega.
O motoboy vai até o consumidor e entrega a pizza.
O consumidor paga ao motoboy na máquina de cartão ou com dinheiro.
O motoboy volta à pizzaria.

A partir de uma análise bem superficial desse processo, algumas soluções móveis podem ser implementadas para melhorar a pizzaria do João.

Processo de forma automatizada, utilizando tecnologia mobile.
O cliente faz o pedido e o pagamento em 2 cliques pelo app de delivery da pizzaria ou pela versão mobile do site da empresa.
O pedido chega na lista de pedidos do tablet do pizzaiolo e este coloca a pizza no forno.
Por um cálculo da rota dos endereços, o aplicativo informa que está na hora de chamar o motoboy para entregar as pizzas prontas.
O motoboy busca a pizza com o pizzaiolo e verifica qual a ordem de entrega em seu app de entrega.
O pizzaiolo entrega as pizzas em tempo hábil, mantendo-as quentes por ter feito a melhor rota de entrega e pelo pagamento ter sido efetuado anteriormente.

O que a pizzaria ganhou com isso?

Escala
Com o tempo otimizado, a automatização de processos e a agilidade no atendimento, a pizzaria conseguiu deixar a produção muito mais dinâmica. E, se precisar colocar outros pizzaiolos para cozinhar mais tempo, ela conseguiria pela organização no fluxo de pedidos.

Qualidade
Pizza quentinha, sem atraso e sem perda de tempo ao telefone. Você ganha qualidade no seu produto, no atendimento, e torna a experiência do seu cliente muito mais proveitosa.

Inovação
Como disse Peter Thiel, fundador do PayPal: “Você só terá concorrência se estiver fazendo o mesmo que todo mundo”. A inovação transforma você em um Game Changer. Um destaque.

Este foi um exemplo micro de como uma solução mobile pode tornar seu processo mais produtivo, lucrativo e otimizado para seu benefício, do seu cliente e dos seus colaboradores. Se você tem uma empresa multinacional, faça por etapas. Processo por processo, vá implementando os melhores para, num futuro próximo, sua empresa ser uma máquina de produtividade.

Agora dê o primeiro passo e chame um consultor mobile para analisar seu processo e sugerir uma melhoria na sua empresa.

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