Tem ideia de uma startup? Um produto? Colocou tudo em um canvas e consegue ver o sucesso no horizonte? E agora, qual o primeiro passo? Lembre-se: nA?o basta apenas criar um app mirabolante, mas toda uma estrutura por trA?s dele que faAi??a seu produto se tornar um sucesso.

O primeiro ponto e o mais importante Ai??: segure a ansiedade.

Um projeto bem-sucedido Ai?? composto por trA?s fases: PaixA?o, Racionalidade e ExecuAi??A?o.

  1. PaixA?o ai??i?? Ame o empreendedorismo

VocA? deve ter uma paixA?o ai??i?? empreender. NA?o adianta se empolgar com uma ideia e nA?o amar a arte do empreendedorismo. Transformar uma ideia em uma empresa requer princAi??pios bA?sicos do ofAi??cio de empreender: consistA?ncia, perseveranAi??a, coragem e conhecimento. Se quer fazer tudo do jeito mais confortA?vel e ser um em um bilhA?o, talvez acerte. PorAi??m, se for apostar assim alto, jogue na Mega-Sena que vocA? terA? mais chance que um sucesso imediato no empreendedorismo.

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VocA? deverA? dedicar sua vida a essa arte. Criar uma ideia e executA?-la de maneira inovadora e disruptiva, para que impacte a vida das pessoas.

Se tem vontade de devorar livros de empreendedorismo, acha maravilhoso o trabalho que inovadores pelo mundo estA?o fazendo, entA?o parta para a Fase 2.

  1. Racionalidade ai??i?? Encontre sua ideia

Achou que eu ia dizer para amar sua ideia? Nunca! VocA? deve amar o empreendedorismo e nA?o sua ideia. Afinal, sua ideia irA? levar mais pancada que lutador de MMA atAi?? se tornar uma campeA?. E, se vocA? estiver apegado a ela, isso poderA? afetar sua visA?o e transformar a crAi??tica Ai?? sua ideia em algo pessoal. E nA?o Ai??. Sua ideia nA?o Ai?? vocA?. Sua ideia Ai?? o inAi??cio de uma empresa e, como todas as empresas, deve estar preparada para tudo, inclusive o fracasso.

Por isso antes que tome qualquer decisA?o guiado pela emoAi??A?o, aja com racionalidade. Exponha sua ideia com muitas outras e a confronte. PeAi??a a pessoas que a confrontem. As grandes ideias sA?o criadas a partir dos desafios. Quanto mais vocA? fizer isso, mais afiada sua mente empreendedora estarA? na hora de elaborar grandes ideias e, consequentemente, mais preparada para o mercado sua ideia estarA?.

Assim como PlatA?o, SA?crates e AristA?teles duelavam em discussAi??es com seus colegas em busca de lA?gica, sua ideia deverA? passar pelo mesmo processo.

Depois disso, busque dados no mercado, entreviste potenciais clientes e siga toda a metodologia consolidada de Steve Blank para comeAi??ar.
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  1. ExecuAi??A?o

Fez o canvas? Validou a ideia? Confrontou-a? Escolheu entre outras 30 opAi??Ai??es?

EntA?o parta para a execuAi??A?o! O primeiro passo Ai?? a definiAi??A?o do escopo do seu MAi??nimo Produto ViA?vel, ou MVP. Encontre a funcionalidade que apresente o maior valor ao seu app e avalie as dificuldades de implementaAi??A?o. Depois execute os passos a seguir.

1. Defina o wireframe com um UX designer.
O wireframe irA? possibilitar a visualizaAi??A?o de seu sonho com uma imagem do inAi??cio de tudo. Sua primeira versA?o irA? sofrer muitas modificaAi??Ai??es ao longo do tempo, todavia Ai?? importante que vocA? jA? tenha um ponto de partida.

2. Defina o layout e a identidade visual de sua aplicaAi??A?o.
Parta para a personalizaAi??A?o de seu sonho. Com que cores vocA? o enxerga? Quais os movimentos? Com auxAi??lio de um profissional qualificado, dA? personalidade Ai?? sua aplicaAi??A?o.

3. Programar, programar e programar!
Junte um time completo de programadores e coloque-os para trabalhar. No entanto conduza tudo com planejamento. Se nA?o tem know-how em tecnologia, contrate um consultor para guiA?-lo nesse processo.

4. Teste sua aplicaAi??A?o de todas as formas.
VocA? busca credibilidade, certo? Para conseguir fidelizar usuA?rios, seja B2C, B2B ou de qualquer modelo, teste muito. Siga padrAi??es de processos de testes funcionais e outros.

5. Lance, divulgue e venda! Saiba mais.
Antes mesmo de colocar no ar, comece a vender. Contudo, quando de fato tiver lanAi??ado, foque seus recursos na venda e nA?o mais no aperfeiAi??oamento da aplicaAi??A?o. Primeiro prove que hA? um mercado para vocA? e depois o escute e veja em que direAi??A?o ele aponta.

Este Ai?? o ciclo. Aqui vocA? mesmo define seu destino.

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